Allan Kardec, analisando-a na prática, identificou a verdadeira causa do mal
e descreveu os mecanismos sutis da ação deletéria patrocinada pelo obsessor.
Apesar da expressiva sintomatologia de alguns casos, para surpresa de muitos, a
enfermidade não decorre da ação patogênica de nenhum vírus desconhecido, mas de
um agente etiológico jamais imaginado pela Ciência, embora, largamente
disseminado na crosta planetária, – o próprio homem – . Este agente é sem
dúvida, um vetor de reconhecida virulência e de comportamento mutável, por ser
dotado de inteligência, sentimento e vontade própria, o que lhe confere, em
última análise, ampla possibilidade de ação para o bem e para o mal.

Aproveitando-se do estado de invisibilidade, o espírito desencarnado menos
esclarecido, exerce a sua ação deletéria, manipulando energias fluídicas de teor
densificado, extremamente prejudiciais àqueles a quem jurou vingança.

A obsessão espiritual, quando visualizada pela ótica espírita, se constitui
em um dos mais antigos flagelos da humanidade, prolongando-se pelos raios de
ação. Investigando-se a causa do mal, chegou-se a uma interessante conclusão: o
problema é de natureza moral e engloba, na maioria das vezes, a participação
culposa de ambos os personagens enredados na inditosa trama.

Vige no contexto doutrinário a seguinte postura filosófica: enquanto o homem
alimentar sentimentos de ambição, ódio e vingança, a obsessáo espiritual
existirá por muito tempo ainda.

Os vínculos de sintonia entre a vítima e o agressor se estreitam, na
proporção direta do envolvimento emocional entre as partes, já que as
deficiências morais, quase sempre, estão presentes, bilateralmente, levando-se
em conta que a vítima de hoje foi o algoz do pretérito. Por isso, a consideramos
um flagelo de face dupla, identificado pela semelhança de malefícios.

A dívida moral é considerada o mais importante fator predisponente da
obsessão, por conta das brechas cármicas que se desenvolvem a partir da
consciência culpada. Além do mais, o mal praticado contra o semelhante não só
extingue junto com a dor da vítima; ele permanece vibrando em torno da
psicosfera individual, constituindo-se uma espécie de morbo fluídico que, aos
poucos, se enraiza na tela eletromagnética do perispírito, originando focos de
baixa resistência espiritual, por onde os obsessores costumam injetar, com
facilidade, os seus fluidos deletérios. Por isso, é uma ilusão pensar-se que o
mal feito às escondidas, por não contar com testemunhas, nos isente dos
processos retificadores.

O mecanismo psíquico, no seu complexo dinamismo, registra, na intimidade da
tela consciencial, toda atitude contrária às Leis Morais da Vida, nos expondo às
exigências do Princípio da Ação e Reaçao. O ato obsessivo é uma contingência
decorrente da própria miséria humana, a qual predispõe o infrator ao assédio
espiritual dos inimigos e vítimas de outrora. Por isso, quando em reunião
específica de desobsessão, escutamos esses pobres espíritos, tão vingativos,
clamarem por justiça, imaginamos o quanto de ódio lhes oblitera o raciocínio, a
ponto de não se aperceberem tanto ou mais comprometidos que as suas pretensas
vítimas.

A obsessão é constrangimento fluídico a comprometer o patrimônio
mento-afetivo ou orgânico da criatura enfraquecido em suas defesas espirituais
e, por isso mesmo, tão necessitada quanto o próprio obsessor, da terapêutica do
perdão, única alternativa de cura definitiva para ambos.

Fonte: https://espirito.org.br/artigos/obsessao-a-dupla-face-de-um-flagelo-3/

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Allan Kardec, analisando-a na prática, identificou a verdadeira causa do mal e descreveu os mecanismos sutis da ação deletéria patrocinada pelo obsessor. Apesar da expressiva sintomatologia de alguns casos, para surpresa de muitos, a enfermidade não decorre da ação patogênica de nenhum vírus desconhecido, mas de um agente etiológico jamais imaginado pela Ciência,...