REFORMA ÍNTIMA
A importância da Reforma Íntima no tratamento de Apometria nos atendimentos de Apometria temos notado que muitos atendidos não têm consciência da estreita ligação entre o tratamento de apometria e a reforma íntima. Para aqueles que não conhecem a doutrina espírita, uma breve explicação do significado desses dois termos:

REFORMA ÍNTIMA: é o esforço constante que realizamos para nos tornarmos pessoas melhores através do bom uso de nossos pensamentos, palavras e ações.

TRATAMENTO DE APOMETRIA: tratamento espiritual profundo baseado no conhecimento decodificado primeiramente por Alan Kardec, desenvolvido pelo Dr. José Lacerda e alicerçado na atitude de Jesus Cristo: “Fora da caridade não há salvação”. Utilizam-se técnicas de desdobramento consciente e controlado dos corpos sutis buscando se a harmonia global do atendido. Todos os atendidos que vêm a casa para receber o tratamento de apometria vêm com a esperança de receber a cura, a solução final para o mal que os afligem. Muitos por não compreenderem bem a técnica de apometria acreditam que uma vez “curados” pelo atendimento, não precisam fazer mais nada, que é ponto final e que estão livres para sempre.

Mas, a verdade não é bem assim. Para que o atendido após ter recebido a alta possa estar mantendo ou até mesmo melhorando o bom resultado conquistado é necessário que ele evite cair nos mesmos erros na qual caiu no passado, seja esse dessa vida ou não, que o fizeram desenvolver o problema e que o trouxe a Casa. Todos os problemas que temos em nossa vida, sejam eles financeiros, emocionais, sociais, de saúde, etc… São conseqüências de erros cometidos no passado.

O que são esses erros? Podem ser atitudes, palavras ou mesmo pensamentos que tivemos contra o próximo ou contra nós mesmos. Você em algum momento fez algo para o próximo que não gostasse que tivessem feito com você? Se a resposta é sim, então podemos afirmar que um erro foi cometido e que por uma das Leis de Deus, a Lei da Ação e Reação também chamada de Lei do Karma, esse erro voltará a você.

Essa “volta” pode ser de várias formas, pode ser que uma ou outra pessoa faça o mesmo a você, também pode ser que volte em forma de algum tipo de problema de saúde. Não importa a forma, mas sim a compreensão de como são criados os nossos problemas. Da mesma forma, quando você deseja algo bom ao próximo, quando cria algo que seja positivo para todos promovendo o crescimento e desenvolvimento geral, isso volta para você.

Então, quando alguém de repente, do nada abre uma porta, isso não é sorte, isso é resultado do bem que você em algum momento semeou.

Voltando ao atendimento de apometria, sabemos como pode ser difícil para um atendido largar seus vícios, sua tendência negativa, medo, maus hábitos arraigados. Mas, se ele tiver a consciência do que é necessário melhorar dentro de si e ESCOLHER fazer essa mudança, ele já estará no caminho para a definitiva cura de seus males porque estará cortando o mal pela raiz.

A apometria não faz milagres, ela é uma técnica altamente desenvolvida baseada no amor ao próximo que pode ajudar e muito na vida do atendido oferecendo-lhe a oportunidade de se harmonizar, de voltar a se integrar com Deus. Mas, se ele continuar fazendo, falando ou pensando as mesmas coisas negativas como antes, certamente seus problemas voltarão, não necessariamente da mesma forma, mas, voltarão a atrapalhá-lo. Por isso, a base de todo tratamento espiritual deve estar calcada na Reforma Íntima, porque é aprimorando-se o eu que se é aprimorada a qualidade de vida.

“Diga-me quem és que eu lhe direi qual o seu destino”. Em nosso dia a dia encontramos muitas dificuldades e desafios. Uma forma bastante eficiente de adquirimos a força necessária para que nossos objetivos se concretizem e termos proteção contra as negatividades que nos rodeiam é orando. Veja aqui outro artigo nosso que fala da Importância da Prece, Não é necessário que essa prece seja alguma oração específica, o importante é que ela seja realizada com o coração, sinceridade, humildade e com sentimento de gratidão. Apresentamos nessa seção uma coletânea de preces/orações como suporte.

 

1. Oração do Pai Nosso – Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Que assim seja, graças a Deus Jesus Cristo.

2. Prece de Cárita – DEUS, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai forca àquele que passa pela provação; dai luz àquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus dai ao viajor a estrela guia; ao aflito a consolação; ao doente o repouso. Pai dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, a criança o guia, ao órfão o pai. Senhor, que a vossa bondade se estenda sobre tudo que Criastes. Piedade Senhor, para aqueles que não vos conhecem, esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé. Deus, um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra. Deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós como um grito de reconhecimento e amor. Como Moisés sobre a montanha, nos Vós esperamos com os braços abertos, oh! Poder… Oh! Bondade… Oh! Beleza… Oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte alcançar a Vossa misericórdia. Deus dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós. Dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas, o espelho onde deve refletir a Vossa Santa e Misericordiosa imagem.
Ditado pelo Espírito Cáritas. 25 de dezembro de 1873.

3. Oração de São Francisco – Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre Fazei que eu procure mais Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.

4. Prece aos anjos guardiões e aos espíritos protetores (Prece ao seu anjo da guarda) – Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir os homens e conduzi-los no bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida, dai-me a força de suportá-las sem murmurar, desviai de mim os maus pensamentos e fazei com que eu não dê acesso a nenhum dos maus espíritos que tentarem me induzir no mal. Esclarecei minha consciência sobre meus defeitos, e elevai de sobre os meus olhos o véu do orgulho que poderia impedir-me de os perceber e confessá-los a mim mesmo. Vós, sobretudo meu anjo guardião, que mais particularmente velais por mim, e vós todos Espíritos protetores que vos interessais por mim, fazei com que me torne digno da vossa benevolência. Conheceis as minhas necessidades, que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus.

5. Prece para afastar os maus espíritos – Em nome de Deus todo poderoso, que os maus espíritos se afastem de mim e que os bons me sirvam de proteção contra eles! Espíritos malévolos, que inspirais aos homens maus pensamentos; Espíritos trapaceiros e mentirosos, que os enganais; Espíritos zombeteiros, que brincais com a credulidade deles, Eu vos afasto com todas as forças de minha alma e fecho meus ouvidos às vossas sugestões; mas imploro para vós a misericórdia de Deus. Bons Espíritos que generosamente me amparais ·Dai-me a força para resistir à influência dos maus espíritos e as luzes necessárias para não ser enganado pelas suas artimanhas. Preservai-me do orgulho e da vaidade; afastai do meu coração o ciúme, o ódio, a malevolência e todo sentimento contrário à caridade,  que são outras tantas portas abertas aos Espíritos maus. Que assim seja! Graças a Deus

6. Prece para pedir um conselho – Em nome de Deus Todo-Poderoso, bons Espíritos que me protegeis, inspirai-me a melhor resolução a tomar na incerteza em que estou. Dirigi meu pensamento para o bem, e desviai a influência daqueles que tentarem me desencaminhar.

7. Prece na hora de dormir – Minha alma vai se encontrar por um instante com os outros Espíritos. Que aqueles que são bons venham me ajudar com os seus conselhos. Meu anjo guardião fazei com que, ao despertar, eu conserve deles uma impressão durável e salutar.

8. Prece por alguém que está em aflição – Meu Deus, cuja bondade é infinita, dignai-vos abrandar a amargura da posição de (Nome), Se isso for da vossa vontade. Bons Espíritos, em nome de Deus Todo-Poderoso, eu vos suplico assisti-lo em suas aflições. Se, no seu interesse, elas não podem lhe ser poupadas, fazei-o compreender que são necessárias ao seu adiantamento. Dai-lhe a confiança em Deus e no futuro, que as tornará menos amargas. Dai-lhe também a força de não sucumbir ao desespero, que lhe faria perder seu fruto, e tornaria sua posição futura ainda mais penosa. Conduzi meu pensamento até ele, e que ajude a sustentar a sua coragem. Que assim seja! Graças a Deus.

9. Prece para pedir um conselho – Em nome de Deus Todo-Poderoso, bons Espíritos que me protegeis, inspirai-me a melhor resolução a tomar na incerteza em que estou. Dirigi meu pensamento para o bem, e desviai a influência daqueles que tentarem me desencaminhar.

Bibliografia:
“Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec

http://www.apometriaalvorecer.org.br/wp-content/uploads/2016/11/REFORMA-ÍNTIMA.jpghttp://www.apometriaalvorecer.org.br/wp-content/uploads/2016/11/REFORMA-ÍNTIMA-300x300.jpgalvorecerApometriaCienciaEspiritualidadeintima,oração,prece,reforma
A importância da Reforma Íntima no tratamento de Apometria nos atendimentos de Apometria temos notado que muitos atendidos não têm consciência da estreita ligação entre o tratamento de apometria e a reforma íntima. Para aqueles que não conhecem a doutrina espírita, uma breve explicação do significado desses dois termos: REFORMA...