CORPOS BIOENERGÉTICOS
O ser humano é formado basicamente de 7 corpos, sendo apenas um deles, o corpo físico, conhecido e aceito pela maioria das pessoas e pela ciência convencional.
Os outros 6 corpos são desconhecidos pois não são constituídos de matéria densa perceptível aos sentidos normais das pessoas. São corpos formados de um tipo de matéria eterizada, fluídos e energias, que fogem aos órgãos de percepção normais dos seres humanos (visão, paladar, tato, olfato e audição).
Muitos pesquisadores diferem em suas opiniões a respeito do número de corpos, alguns falam em 9 corpos, outros 8, outros 7, outros 14 corpos e outros falam até em uma variação ainda maior. Isso porque alguns desconsideram o corpo físico como parte integrante do homem verdadeiro. Entendem que o corpo físico não é o Homem em si, que o Homem verdadeiro é apenas o Princípio Inteligente, ou seja, espírito e os corpos que o formam. Outros não classificam o espírito como sendo um corpo especificamente e sim como fonte de inteligência que interage através dos corpos energéticos e físico.
Há ainda pesquisadores que consideram os chakras, como sendo também corpos etéricos. Enfim, são apenas formas diferentes de estudarem e analisarem o mesmo principio. O importante é que no ponto principal todos chegaram aos mesmos resultados, ou seja, o corpo físico é apenas um dentre muitos outros que formam o ser humano.
Os seis corpos sutis são representados por seis corpos de energias e fluidos, que têm seus centros em pontos distribuídos ao longo do eixo central de nosso corpo e são conhecidos como chakras, ou, centros de forças; e um outro corpo, corpo espiritual, que é o principio inteligente do ser humano, é formado por uma matéria ainda mais quintessenciada que a dos demais corpos.
Todos esses corpos são independentes e cumprem funções distintas, mas interligados e com uma relação tão direta entre si que os tornam um corpo único, um ser indivisível.
Cada um dos 7 corpos energéticos e fluídicos, possuem pontos de entrada ou captação de energias, pontos de saída ou exclusão de energias, e ainda, canais de circulação dessas energias. Da mesma forma que o primeiro corpo (corpo físico) tem ponto de entrada de alimentos, boca; ponto de saída desses alimentos, sistema excretor, e canais de circulação e processamento desses alimentos, que são os órgãos de digestão e intestinos, e ainda, o sistema circulatório.
O corpo espiritual, não tendo forma definida constitui-se de uma energia muito refinada, de uma vibração de intensidade não conhecida nem percebida no campo das três dimensões que vivemos. Por esse motivo não é considerado por alguns pesquisadores como um corpo propriamente dito. Em nosso trabalho não só o consideramos como um corpo, como o colocamos na qualidade de o mais importante, por entendermos que sendo ele o Princípio Inteligente, que coordena e comanda todas as ações e vibrações dos demais é também, o que já existia antes do corpo físico atual e existirá após a extinção deste.
A doutrina kardecista considera apenas três corpos: o corpo físico, o perispírito e o astral. A apometria apresenta mais quatro corpos espirituais : Búdico, Mental Superior, Mental Inferior , Duplo Etérico e Átma.
A técnica descoberta por Dr. Lacerda, consiste em desdobrar os corpos, identificando a raiz do problema.
Nesta lei geral se baseia a Apometria. No campo dos fenômenos anímicos a técnica de sua aplicação representa uma verdadeira descoberta. Ela possibilita explorar e investigar o plano astral, com bastante facilidade.
São ferramentas de ação do espírito que lhe dá condição de operar e se manifestar nas mais variadas faixas vibratórias de que é constituído cada orbe onde habita e faz sua evolução.
CONCEITO HOMEM-ESPÍRITO
A grande maioria das religiões orientais têm ensinado uma constituição mais complexa do Homem – Espírito:
São sete componentes interpenetrados, os mais diáfanos ocupando a mesma porção espacial dos mais densos, perfeitamente definidos mas vibrando em dimensões espaciais diferentes – onde as propriedades, funções e manifestações são distintas ou seja, cada corpo tem denominação e características distintas, funções específicas e manifestação limitada ao campo ou dimensão a que está adstrito, pois cada um destes corpos vibra em universo dimensional distinto.
Antiquíssima essa concepção teve berço na Índia, nos sábios que erigiram a Filosofia Vedanta. Os antigos Egípcios, nos mistérios de Tebas ou de Mênfis, também a ensinavam. Em Centros Iniciáticos Greco Romanos o Setenário era fundamento esotérico de cultos mediúnicos. Teosofistas, Rosacruzes, Antroposofistas, Esoteristas e todas as correntes neo-espiritualistas o adotaram também, considerando-o a verdadeira composição estrutural do ser humano.
Estudando-o os antigos magos empregaram conhecimentos na obtenção de resultados práticos: tratamento de enfermos, investigações psíquicas e manipulação de forças da Natureza.
O ternário (Físico, Perispírito e Espírito ou Corpo, alma e Espírito) é mais fácil de ser entendido, mas não explica a maioria dos fenômenos psíquicos do mediunismo. O Setenário, conquanto mais complexo permite compreender fenômenos psíquicos com mais nitidez. Além disso, abre variados campos de investigação.
A pesquisa das causas de curas consideradas “milagrosas” ou “impossíveis”.
O conhecimento de fatos ocorridos em vidas anteriores e das reminiscências gravadas na consciência atual.
O apagamento de lembranças incômodas de fatos desarmônicos de vidas anteriores.
|
|
|
|
|
|
|

Artigo simplesmente maravilhoso, e com imagens ilustradoras muito bacanas.
Interessantíssimo.
Gratidão
Muito esclarecedor.Porém não li nada sobre a chamada principal.
Informações e imagens muito interessantes.
As imagens estão lindas!
CORPOS BIOENERGÉTICOS – Apometria embora tenha começado no meio kardecista com Dr. Lacerda no Hospital Espirita de Porto Alegre, e enorme maioria do vaticano kardecista ainda não aceite, também aceita os sete corpos ou cinco corpos espirituais entre o físico e o espirito eterno e imortal ou alma, como oriente milenar sempre aceitaram, ou Tibet, India, China, Japão, etc., ou Buda, Lao Tsé, Zen Budismo, Raja Yoga, etc., e como comprova física quântica também como aborda o Hélio Couto e aceita também os 7 chacras ou centros de força do mesmo modo, embora neste caso o Edgard Armond da FEESP ou federação espirita de SP também aceita nos seus passes padronizados na linha do Mesmer e do Kardec como resgata agora o Paulo Henrique de Figueiredo, e embora neste caso também não aceito pelo resto do vaticano kardecista ligado a FEB e USE. Mas que coisa feia este kardecismo igreja e sem espiritismo ciências de fato e sem espiritos.
https://www.apometriaalvorecer.org.br/corpos-bioenergeticos.html
Não é consenso no meio espírita. Cada coisa a seu tempo. Faz parte da evolução. No centro que frequento estudamos sobre os corpos e apometria. Não é novidade pra gente.